• Matheus Gois Vieira

Você sabe qual a diferença entre eletrônica digital e analógica?

Atualizado: 7 de Ago de 2019



Atualmente, muitas pessoas já recebem o sinal digital de TV nas suas residências, mas há muitos questionamentos e dúvidas sobre as diferenças entre esse novo modelo e o antigo sinal analógico.

O que esses dois sinais possuem de diferente? Qual é o melhor? Quais as suas vantagens? Por que o formato analógico será substituído pelo digital? Mesmo que pareça complicado, as diferenças são simples, mas determinantes no cotidiano de quem recebe conteúdo em sua televisão.

Sinal Analógico

O sinal analógico de TV é formado por um sinal contínuo que varia em função do tempo, ou seja, um sinal que não apresenta quebras de valores.

Este sinal pode ser representado por uma curva, que tem intervalos com valores variando de 0 a 10, e passa por todos os valores intermediários possíveis dentro deste intervalo (0,01, 0,02, 5,610, 9,342...).

Sinal Digital

O sinal digital de TV, que é bem menos complexo, apresenta valores discretos no tempo e na amplitude.

Se a frequência varia de 0 a 10, são assumidos valores descontínuos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10) ou inteiros, reduzindo a oscilação. Como registra apenas os valores inteiros, o sinal digital também se caracteriza por arredondar para cima ou para baixo as frequências com valor quebrado.

Diferenças entre sinal analógico e digital

Sobretudo, o sinal digital é mais confiável e estável, é composto de uma tecnologia de transmissão mais avançada, oferecendo sinal de qualidade e acabando com os chuviscos na TV, muito comuns no formato analógico.

Além da qualidade da imagem, que passa a ser transmitida em alta resolução e no formato 16:9, o áudio também se beneficia da melhor capacidade de transmissão do formato digital. A TV analógica recebe, no máximo, dois canais de som, enquanto a TV digital possibilita transmitir até seis canais de áudio simultaneamente.

Outro exemplo

Vamos analisar o relógio de ponteiro ao lado. Ele se comporta como um aparelho analógico ou digital? Digital. Não se confunda com a aparência. Perceba que durante o seu funcionamento o ponteiro pula valores, ou seja, se comporta como um sinal digital. Existem muitos relógios analógicos, porém são difíceis de se encontrar.

Existem alguns exemplos de aparelhos analógicos como o termômetro de mercúrio, mas a cada dia que passa os aparelhos analógicos estão mais escassos. Hoje em dia, é possível perceber uma migração do mundo analógico para o digital, devido à facilidade e aos avanços tecnológicos que são possíveis no ambiente digital.

Influência Digital

Atualmente, mudanças que vêm ocorrendo no mundo, do meio analógico para o meio digital. Isso ocorre por conta do crescente avanço tecnológico que contribuiu para que o acesso à informação se tornasse algo rápido e prático. Com isso, as novas gerações vivenciam uma era digital, e crescem cercados de aparelhos eletrônicos que proporcionam diversão e entretenimento, mas também auxiliam em diversas atividades educativas.

Empresas desenvolvedoras de tecnologia estão trabalhando com a inclusão de sistemas digitais, a partir de construção de equipamentos eletrônicos, com intuito de facilitar atividades humanas.

0 visualização
Contato
Redes Sociais

© 2020 por EletronJun. Todos os direitos reservados.