• Gustavo Pereira

Quais as principais habilidades para um projeto de IOT

Atualizado: 7 de Ago de 2019

Com uma maré crescente em projetos na área de IOT, listamos algumas habilidades importantes que você deve ter para entrar nesse meio.



Listamos algumas dessas habilidades:

Design de circuitos



O conhecimento de design de circuitos é muito específico de quem é da área, porém pode facilitar sua vida na hora de montar um projeto, ou até entender como é seu funcionamento. Além disso, é imprescindível para quem pensa em montar uma placa de circuito impresso.

Por ser um conhecimento muito específico, muitos preferem não investir muito tempo na área, mas acaba ficando bastante complicado de fazer alterações quando preciso.

Saber usar softwares de design de circuito como o Proteus e o Eagle são diferenciais na hora de projetar algum circuito. Além disso, com algum conhecimento, é possível gerar o layout de uma placa de circuito impresso, facilitando no ligamento de todos os circuitos.

Até na hora da montagem do circuito, é imprescindível ter uma noção de qual componente está ligado no outro, de forma a saber como montar na vida real.


Programação de microcontroladores



O uso de microcontroladores é a base para todo projeto de IOT. Eles são responsáveis por fazer todo o controle do circuito, com base em uma programação feita em software. Saber como fazer essa programação é imprescindível para quem está começando.

São vários os softwares utilizados para programar microcontroladores, e cada um depende do microcontrolador que você vai usar. Por exemplo, o Arduino é um dos mais famosos microcontroladores do mundo e você pode programa-lo na IDE criada pela própria empresa.

Ter conhecimento básico nas linguagens de programação é importante no momento que você quer entender o código que está sendo desenvolvido. O controle de todo o projeto depende do código que está sendo realizado.


Segurança de infraestrutura



Um dos pilares em projetos de transmissão de dados é a parte de segurança dos dados. No momento em que se colocam dados privados em sistemas, é sempre necessário buscar meios de diminuir os riscos de exposição desses dados.

Ter segurança com nossos dados é algo que todos priorizamos, já que ninguém quer que qualquer pessoa no mundo possa saber o que você está fazendo. Por isso é importante proteger seus dados.

Além disso, é muito comum tratar de medidas de segurança para que não haja a perda desses dados, visto que eles são significativos para nós. Isso mostra que trabalhar um pouco na segurança da informação é algo que trará benefícios futuros.


Análise de dados



Ter os dados é apenas a função de um projeto na área de IOT, mas a finalidade deles é obter uma análise desses dados para depois melhorar uma rotina ou um subsistema.

Existem vários métodos de se fazer essa análise. Alguns deles podem ser feitos de maneira manual, de modo que, após obter esses dados, é necessário passá-los manualmente para um software, para depois se ter um método de comparação.

Outro meio é automatizar a análise, de modo que o dado já esteja pronto para ser analisado. Esse modo economiza bastante tempo e ainda traz mais facilidade para aqueles que não têm muito conhecimento na área.

Por fim, existe um método que consegue facilitar ainda mais a sua vida. Ele é conhecido como Machine Learninge funciona da seguinte forma: Uma máquina obtém os dados e, a partir de algoritmos de comparação, “aprende” o que é melhor para um sistema.

Este último é ainda melhor, pois dependendo do sistema que está sendo analisado, é possível fazer mudanças nele a partir da programação dada para o hardware.


Comunicação de dados



Por último, mas não menos importante, vivemos em uma era digital, e a facilidade para se transmitir dados é grande. Existem várias maneiras de transmitir esses dados e isso facilita bastante na visualização dos mesmos.

Dentro dos projetos em IOT, é importante conhecer um pouco de todas as maneiras de transmissão de dados, de modo a poder escolher qual mais se adequa ao seu projeto.

Normalmente, você pode utilizar da comunicação através de módulos que geram a transmissão dos dados. As mais comuns são: Bluetooth, Wi-fi, 4G e mais recentemente o 5G.

Para mais informações sobre esse assunto, clique aqui.



A EletronJun oferece os serviços de consultoria e prototipagem na área de coleta de dados e transmissão de modo a você não precisar se preocupar com isso.

Realize um diagnóstico gratuito!

0 visualização
Contato
Redes Sociais

© 2020 por EletronJun. Todos os direitos reservados.