Principais causas de defeitos em produtos eletrônicos

Todo equipamento eletrônico está sujeito a defeitos e mal funcionamento ao longo de sua vida útil. Estes defeitos estão atrelados a causas específicas, que podem acelerar o processo de deterioração dos circuitos internos e acabar por inutilizar o aparelho.

A seguir, estão os quatro principais causadores desses defeitos e como eles destroem a funcionalidade do equipamento:

1) Vida útil

O fato é que tudo tem um prazo de validade, e isso não é diferente para os componentes eletrônicos. Com a utilização ao longo do tempo, os componentes são submetidos a diversos ciclos térmicos causados pela passagem de corrente elétrica e dissipação de potência.

Esse efeito causa desgaste nos materiais do componente, o que pode alterar suas propriedades elétricas originais, fazendo com que a função e eficiência do equipamento eletrônico fique comprometida.

2) Excesso de vibração

A passagem de corrente elétrica pelos componentes para que estes desempenhem sua função no circuito é dependente de um meio físico para condução. Para isto é comum realizar a soldagem dos componentes, conectando-os de uma forma específica em uma PCI (placa de circuito impresso), por exemplo.

O problema do excesso de vibração se apresenta justamente nesta categoria, como um dos principais responsáveis pelo mau contato em conexões. Após a solda secar e a conexão da trilha com o terminal do componente estiver estabelecida, o excesso de vibração pode, ao longo do tempo, fazer com que a solda se quebre e interrompa o fluxo de energia no circuito, causando mal funcionamento no sistema como um todo.

3) Excesso de calor

Todo circuito eletrônico tem uma faixa de temperatura de operação, que garante o bom funcionamento dos componentes envolvidos. Excesso de sujeira, sobretensão, sobrecorrente e alta temperatura do meio são alguns exemplos de problemas que, inevitavelmente, levam ao cenário final de excesso de calor no circuito eletrônico

Esse efeito faz com que a desordem molecular dos componentes aumente, o que pode alterar suas propriedades elétricas e impedir que o circuito eletrônico funcione da maneira que deveria.

Exemplos disso, são os superaquecimentos dos smartphones, notebooks, tablets e diversos outros aparelhos eletrônicos usados por nós no cotidiano.

4) Eletricidade estática (ESD)

A eletrostática é definida como um acúmulo ou falta de elétrons em algum corpo ou local. Como tudo na natureza tende ao equilíbrio, este corpo ou local que está carregado estaticamente necessita de um outro corpo ou local para descarregar, a fim de atingir o equilíbrio elétrico natural.

O problema disso é que a diferença de potencial elétrico gerada entre os dois corpos pode ser de uma magnitude muito alta. Se um desses corpos for um circuito eletrônico que opera com baixas tensões, esta descarga elétrica pode causar danos catastróficos ao sistema, como derretimento dos componentes e vazamento em baterias. Por esse efeito repentino e devastador, a eletrostática é um dos principais vilões para desenvolvedores e técnicos de equipamentos eletrônicos.

Como prevenir o acontecimento desses defeitos?

Todos os defeitos aqui citados podem ser interferidos de alguma maneira. O defeito de vida útil pode ser remediado com boas práticas e um bom design de projeto, com intenção de garantir longevidade ao produto.

  • Principais medidas para prevenção de defeitos nesses equipamentos:
  • Evitar usar produtos eletrônicos como celular, tablet e notebook enquanto eles carregam;
  • Tomar cuidado com equipamentos muito perto de água ou outros tipos de líquido;
  • Saber a tensão certa ao ligar um produto na tomada.

Os outros defeitos podem ser evitados com o uso correto através de uma boa orientação e certas medidas no projeto. Para isso, é necessário um conhecimento especializado em eletrônica, que pode ser obtido através de consultorias com empresas do ramo, como a EletronJun.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário

Este post tem 4 comentários

  1. Augusto

    Essa tecnologia ainda vai avançar muito mais

  2. Gina Navingo

    Gostei e aprendi demasiado 🥰

  3. Gina Navingo

    Gostei e aprendi demasiado 🥰