Empresa júnior, o que é e as vantagens em contratar uma

Já ouviu falar sobre sobre alguma empresa júnior? Conheça o impacto gerado por elas e veja motivos para contratar uma para dar vida ao seu projeto.

O que é?

Uma EJ (Empresa Júnior) é uma organização sem fins lucrativos formada por universitários com o objetivo de ampliar suas jornadas de aprendizado através do empreendedorismo. A partir dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, os empresários juniores servem à comunidade por meio da realização de diversos serviços e projetos.

No Brasil, cada empresa júnior faz parte tanto de uma federação estadual como de uma nacional, sendo esta última a Brasil Júnior. A instituição é responsável pelas tarefas de organização e gerenciamento de tudo que é relacionado ao MEJ (Movimento Empresa Júnior) no país, como, por exemplo, eventos nacionais para a integração das EJs.

A experiência de trabalhar em uma empresa júnior proporciona aos estudantes de graduação o aprendizado através do convívio com o mercado, proporcionando melhoria profissional e pessoal: além de contribuir para a formação de profissionais cada vez mais qualificados, a participação em uma EJ também proporciona desenvolvimento de diversas qualidades, como responsabilidade e comprometimento.

O Movimento Empresa Júnior:

Tendo seu início na França no final dos anos 60, a primeira empresa júnior serviu como uma mobilização de estudantes que queriam desenvolver habilidades práticas de mercado.

Cerca de 20 anos depois, a ideia chegou ao Brasil, que atualmente é o país em que o Movimento Empresa Júnior é mais forte, com milhares de empresários juniores e projetos de impacto. Atualmente, 70% de todas as empresas juniores do mundo se encontram em solo brasileiro!

Confira abaixo alguns dados nacionais relativos ao ano de 2019:

  • mais de 17000 projetos executados;
  • faturamento de cerca de 23 milhões de reais, que são reinvestidos em educação empreendedora;
  • mais de 900 Empresas Juniores que realizaram projetos, em todas as 27 Unidades Federativas do Brasil.

Mas por que contratar uma empresa júnior?

1 – Disponibilidade de conhecimento

As empresas juniores são formadas por alunos que estão constantemente adquirindo mais conhecimento de suas áreas de atuação na empresa, ou seja, que pode ser aplicado na execução dos projetos.

Além disso, em relação a uma empresa sênior, uma EJ tem a vantagem de contar com a orientação de professores doutores, o que ajuda a superar eventuais dúvidas e enriquece ainda mais a qualidade dos projetos.

2 – Custo reduzido

Por ser uma organização sem fins lucrativos, uma Empresa Júnior tem como premissa o trabalho voluntário por parte dos empresários juniores. Dessa forma, todo o faturamento arrecadado por meio de projetos ou serviços é convertido de volta para a empresa.

Esse dinheiro normalmente é aplicado em capacitações dos membros ou melhora de infraestrutura do ambiente de trabalho, com compra de equipamentos ou materiais para aumentar a qualidade dos produtos da empresa.

3 – Conexões

Além do contato com os professores e todos os envolvidos no ambiente acadêmico universitário, uma empresa júnior também conta com o apoio de outras EJs da rede do MEJ e essa relação beneficia todos os envolvidos, principalmente o cliente.

Um projeto pode ser fruto do trabalho de mais de uma empresa através do que é chamado de ação compartilhada. Ou seja, se uma necessidade de um cliente foge da carta de serviços da EJ contratada, esta pode contar com a ajuda de uma outra para suprir as lacunas do projeto. Assim, o cliente nunca sairá perdendo!

A EletronJun conta com o apoio de um vasto corpo docente composto por professores altamente qualificados, por ser uma Empresa Júnior da Universidade de Brasília, um renomado centro de ensino e pesquisa de excelência nacionalmente reconhecida.

4 – Exclusividade: cada cliente é único

Em uma Empresa Júnior, o andamento de um projeto segue uma linha de etapas bem definidas que são cruciais para o bom desenvolvimento do projeto. Para que isso prossiga da melhor forma possível, é montada uma equipe otimizada de acordo com as necessidades de cada cliente.

Como o contato com o cliente é intenso, nossos projetos acabam se tornando personalizáveis. A equipe acaba por adequar as soluções de desenvolvimento de acordo com as especificações do cliente.

5 – Qualidade

Assim como a maioria das empresas seniores, as EJs visam o melhor nível possível para a prestação de seus serviços e o desenvolvimento de seus projetos, e isso só pode ser alcançado graças à preparação das equipes de trabalho.

Os empresários juniores estão constantemente buscando informações necessárias para o bom desempenho do projeto, com a ajuda de professores ou outras empresas, tanto juniores como seniores, através de benchmarking.

No caso da EletronJun, quando os membros estão incumbidos com a tarefa de trabalhar em um projeto, estes são responsáveis por realizar extensas pesquisas, para assegurar a qualidade do serviço prestado. Como exemplo, pode-se citar pesquisas envolvendo a qualidade dos componentes utilizados e os defeitos que eles podem apresentar.

Onde a EletronJun entra nisso?

A EletronJun, Empresa Júnior de Engenharia Eletrônica da Universidade de Brasília, oferece serviços de excelência que envolvem a eletrônica.

Desde 2013 a empresa vem capacitando seus membros para a prestação de serviços de consultoria e desenvolvimento de projetos, se preocupando com cada etapa do desenvolvimento de seus produtos e visando sempre a satisfação de seus clientes.

Com o objetivo de sempre crescer e se tornar uma referência cada vez maior em soluções de engenharia eletrônica, a EletronJun segue aumentando seu portfólio e recebendo premiações, que são apenas formas de reconhecer o exemplar trabalho prestado à sociedade.

Faça parte dessa história, ajude a construir o futuro da EletronJun e entre agora em contato para agendar uma consulta!

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário

Este post tem um comentário

  1. Rodrigo Silva

    Foi uma ótima visita, gostei muito, voltarei assim que
    puder..!