Máscara de solda para placa de circuito impresso

A Placa de Circuito Impresso é uma parte essencial e usada em praticamente todos os projetos eletrônicos. Para melhorar seu funcionamento e trazer um diferencial para sua placa, é mais aconselhável usar uma máscara de solda para placa de circuito impresso por cima, o que traz para seu projeto uma maior profissionalidade.

O que é?

A máscara de solda para placa de circuito impresso é uma cobertura formada por tinta ou outro material que se destaque na placa de modo a diferenciar o circuito do resto da placa.

Ela pode ser feita de várias maneiras e ainda tem várias funções dentro de uma PCI. O problema é que as etapas para serem feitas são bem suscetíveis a pequenos erros que podem atrapalhar o funcionamento de seu circuito.

Qual sua importância em um projeto?

Uma função essencial da máscara de solda de placa de circuito impresso é facilitar na hora de soldar os componentes nos terminais, visto que a solda não consegue aderir à tinta utilizada na máscara.

Outra função a se levar em conta é que a máscara de solda consegue proteger os elementos condutores de danos causados por agentes externos, como por exemplo, a umidade.

Quais os materiais necessários?

Apesar de uma longa lista de materiais necessários para fazer a máscara, a maioria é bem fácil de se conseguir e você pode até já ter em casa.

Aqui está a lista de materiais necessários:

  • Papel transparência A4;
  • Palha de aço;
  • Detergente;
  • Cola quente;
  • Eixo de retífica;
  • Tinta fotossensível;
  • Retífica;
  • Placa de vidro;
  • Isopor;
  • Lâmpada UV
  • Solução de carbonato de sódio a 1%;
  • Rolo de pintura;

Como fazer?

Para fazer a máscara, o procedimento é bem parecido com o de fazer a placa em si, tirando a parte final do trabalho. Lembrando que existem diversas formas de se fazer a máscara de placa de circuito impresso.

1. Deve-se criar um fotolito com as trilhas e a posição de todos os componentes da placa. Para fazê-lo, temos a ajuda de alguns softwares específicos para isso;

2. Em seguida, devemos imprimir o fotolito em papel transparência. É recomendado imprimir primeiramente em uma folha de papel comum para ver a posição dos furos. É muito importante lavar a placa com palha de aço e detergente, de modo a tirar as impurezas que ainda restam.

3. Com a cola quente, você deve conectar um eixo da retífica no centro da parte de trás da placa e depois passar a tinta fotossensível em toda a face superior da mesma. Não esqueça de utilizar a luva.

4. Após passar a tinta, centrifugue a placa com a retífica dentro de uma caixa de papelão para tirar o excesso de tinta. Uma dica é ligar e desligar rapidamente sua retífica para que o eixo não desconecte da placa.

5. Retire o eixo da retífica e cure a placa com um secador de cabelo durante 20 a 30 min. Com a placa já seca, posicione o fotolito em cima da placa e pressione-o de modo a mantê-lo fixo. Com isso, posicione a placa de vidro em cima da placa de circuito e faça pressão com a placa de vidro para tirar as bolhas de ar que possam existir.

6. Fixe a lâmpada dentro do isopor e feche com a placa de circuito e o fotolito dentro, lembrando de manter a placa de vidro em cima dos dois. Após fechar o isopor, ligue a lâmpada e mantenha ela acesa por 10 a 12 min.

7. Após o tempo previsto, abra o isopor e retire a placa de vidro com o fotolito e a placa de circuito. Separe o fotolito da placa.

8. Dentro de um recipiente de plástico, coloque a solução de carbonato de sódio a 1% e deixe a placa dentro dessa solução por 1 minuto.

9. Por fim, passe um rolo de pintura na placa molhando-o na solução até que a tinta excedente saia. Pare quando vir exatamente o que está no fotolito.

10. Após todos esses passos, a máscara da placa de circuito impresso estará pronta.

Para saber um pouco mais sobre nossos serviços de placas de circuito impresso, clique nesse link.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário