• EletronJun

O que é Eletrônica veicular e em que ela pode te ajudar

Atualizado: Jul 30




Os componentes eletrônicos representam uma grande parte dos automóveis modernos. Se, no passado, dependíamos quase exclusivamente do funcionamento mecânico do motor, tracionamento das rodas e caixa de marchas, hoje, existem pequenos computadores controlando quase todas as funções de um veículo. A primeira vez que um microprocessador foi instalado em um carro foi em 1978, com um Cadillac Seville. O componente fazia funcionar um “Trip Computer”, ou computador de viagem, para mostrar, no painel, informações de percurso como a quilometragem.

Atualmente, os componentes eletrônicos representam cerca de 30% do valor de um carro, e espera-se que chegue a 50% em 2030, segundo dados publicados pela Statista. Um carro pode carregar ate 50 unidades de processamento, muito mais que um computador. A eletrônica trouxe e continua trazendo recursos fundamentais para a vida do motorista. Confira 3 deles:

Start/Stop

O start/stop tem se tornado cada vez mais presente nos carros importados e em alguns dos nacionais. O sistema foi pensado para auxiliar no combate contra a emissão de poluentes, exigido por legislações cada vez mais rigorosas. Gracas a eletrônica, o sistema percebe quando o carro parou, no transito ou no sinal, e desliga o motor. Quando o motorista quer se mover novamente, ele tira o pé do freio e o veículo volta a funcionar. O recurso leva em conta, também, diversos fatores para otimizar seu desempenho.Por exemplo, se o ar condicionado estiver ligado, ele aciona o motor com o carro parado para evitar que a temperatura suba. O start/stop gera cerca de 10% de economia de combustível e de redução das emissões.

Sistemas de Segurança de proteção aos ocupante

Existem vários sistemas integrado ao carro, como o ABS, ESC, ASR, ACC, EBD, e muitos outros. A maioria destes acrônimos diz respeito a sistemas de segurança¸ a que aumentaram e muito a proteção¸ao oferecida aos usuários de um veículo. Estes recursos podem agir tanto para proteger os ocupantes apos um acidente, quanto para evitar que uma colisão ocorra, como os freios ABS ou o controle de estabilidade (ESC). E a enorme maioria destes dispositivos não existiria sem o uso da eletrônica.

Painel Eletrônico

Atualmente o painel de um carro e extremamente automatizado, possuindo várias funções que fazem com que o usuário não saia dele, e maioria são eletrônicos. Pode haver um navegador GPS, um planejador de percursos que permite o compartilhamento, o espelhamento da tela de um smartphone, acesso a internet, ou um reprodutor de filmes em DVD.

Todos os acessórios dependem da eletrônica para existir, desde os mais fúteis, como um termômetro, ate os mais importantes, como um serviço de concierge para assistência em casos de acidente.

Eletrônica Veicular

A Eletronjun oferece alguns mecanismos que introduziram vantagens ao seu veículo. Um mecanismo bom, útil e com ótimo preço é o OBD (On-Board Diagnostic) designa um sistema de autodiagnostico disponível na maioria dos veículos automóveis que circulam atualmente. A conexão ao sistema consiste em um conector padronizado que foi sancionado como obrigatório na Europa e nos Estados Unidos para todos os veículos produzidos desde 1996, e no Brasil a partir de 2010. A medida tem a finalidade de popularizar o serviço de reparo eletrônico, reduzindo drasticamente o custo das oficinas, possibilitando o consumidor pagar mais barato por esse gênero de serviço.


52 visualizações
Contato

Universidade de Brasília (UnB)

Campus Gama (FGA)

Área Especial de Indústria

Gama - Brasília - DF,

CEP: 72444-240

Redes Sociais

© 2020 por EletronJun. Todos os direitos reservados.