Etapas de desenvolvimento de um produto eletrônico

A Engenharia Eletrônica está presente em quase todos os lugares, desde os celulares que acompanham as pessoas até um sistema complexo de automação residencial. Mas afinal, quais são as etapas de desenvolvimento de um produto eletrônico?

Etapa de diagnóstico

Todo produto eletrônico começa com uma ideia, e para essa ideia ser concretizada em um real projeto, deve-se primeiro ter uma etapa de diagnóstico.

A etapa de diagnóstico consiste no desenvolvimento do escopo do projeto, ou seja, é nesta etapa que ocorre uma discussão sobre:

  • As funcionalidades que devem estar presentes no projeto;
  • Para qual finalidade o produto servirá;
  • A aparência do produto;
  • Quais funcionalidades não estarão presentes no projeto;
  • Faixa de preço aceitável para o produto eletrônico ser produzido;
  • Prazo justo para a confecção do produto.

O serviço de Consultoria em Engenharia Eletrônica oferecido pela EletronJun agrega muito a esta etapa do projeto, pois quando o escopo do projeto é feito com o auxílio de uma empresa de Engenharia Eletrônica, a bagagem de experiência e conhecimentos em projetos eletrônicos será muito ampla, gerando assim um projeto bem estruturado e que agrade às especificações do cliente. 

Etapa de pesquisa

Após a reunião de diagnóstico, na qual todos as especificações do cliente para o projeto são listadas, a EletronJun trabalha com a execução de uma pesquisa, que tem como objetivo analisar essas especificações para determinar a viabilidade, o custo e a melhor forma de se confeccionar o produto eletrônico.

Esta pesquisa determina os componentes eletrônicos que serão necessários para o funcionamento do sistema do projeto, qual o procedimento que deve ser feito para tal sistema funcionar, quais são os riscos do projeto, o preço das peças que serão necessárias, se a confecção do projeto é viável com a tecnologia atual e a situação financeira do cliente, qual é um prazo justo para a realização do protótipo, entre outras coisas.

Sabendo disso, a pesquisa é essencial para a realização de um bom escopo, o que gera uma maior confiança no produto final que será apresentado, e também essa pesquisa é fundamental para uma correta determinação do preço que irá custar a produção de um protótipo.

Etapa de negociação

Após as duas etapas anteriores serem concluídas, o escopo do projeto já está montado e pronto para ser apresentado.

Na etapa de negociação, é discutido com o cliente o escopo do projeto, e com base na pesquisa feita anteriormente, é definido o preço que custará uma prototipação do produto, e assim, é realizada uma negociação para enfim tirar o produto do papel e transformar em um produto real e funcional.

Etapa de prototipação

Nesta etapa, é confeccionado um protótipo, ou seja, é feito um primeiro modelo de teste do projeto. As vantagens de se realizar um protótipo são:

  • Serão testadas as funcionalidades;
  • Possibilita o Feedback;
  • Reduz os riscos;
  • Abre a possibilidade de se testar diversos layouts de aparência;
  • É rentável investir em um modelo de testes;
  • Facilita a descoberta de funcionalidades que podem ser implementadas para a melhoria do projeto.

Quando se contrata o serviço de prototipação da EletronJun, é mobilizada uma equipe para a confecção do protótipo, e esta equipe seguirá à risca o escopo do projeto, confeccionando e testando todas as funcionalidades necessárias.

Etapa de apresentação

Após a etapa de prototipação, é apresentado ao cliente um produto funcional, que agrade todas as especificações pedidas no escopo do projeto e que sirva para a finalidade atribuída ao produto. Com os serviços da EletronJun, confiamos na qualidade do produto apresentado e contamos com a satisfação do cliente.

Deseja desenvolver um produto eletrônico conosco? Agende uma consultoria!

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário