Como a eletrônica pode ajudar seu pet

cachorro robo

Todo dono de pet sabe que é preciso realizar diversas tarefas repetitivas todos os dias para cuidar do bem estar de seu bichinho de estimação. Mas e se ao invés de realizar estas tarefas manualmente, pudéssemos deixar um sistema eletrônico cuidar delas? Este post irá trazer algumas ideias que podem ajudar seu pet, utilizando eletrônica.

Alimentador Automático

Um animal de estimação deve ser alimentado todos os dias, e normalmente, esta alimentação ocorre em horários fixos que podem variar um pouco. Este cenário é muito conveniente para um sistema eletrônico, pois ele junta uma tarefa repetitiva com horários fixos de execução, o que pode ser facilmente automatizado.

Para criar um sistema deste tipo é necessário juntar conhecimentos de Mecânica e Eletrônica, de modo que a parte mecânica fica responsável por criar um mecanismo que leva a ração para o pote, e a parte eletrônica fica responsável por controlar este mecanismo.

Para a parte mecânica do sistema, é necessário um espaço para armazenar a ração e um outro espaço para ser realizado a movimentação da ração para a tigela. A movimentação da ração pode ser realizada por meio de um motor que gira uma rosca, levando a ração do armazenamento para a tigela.

A parte eletrônica do sistema deve controlar este mecanismo mecânico, e nada melhor do que usar um microcontrolador para isso. É possível programar um microcontrolador de forma que o mecanismo que leva a ração do armazenamento para a tigela seja ativado somente em horários predefinidos e por um tempo predefinido, para alimentar corretamente o animal de estimação.

Figura 1 – RTC DS3231

Um sistema que liga e desliga um motor é fácil de ser implementado em um microcontrolador, mas para a parte de controle de horários é necessário usar um módulo que mede constantemente o horário. Um exemplo de módulo que segue estas especificações é o Real Time Clock RTC DS3231, que é um relógio em tempo real que possui uma alta precisão e um baixo consumo de energia, calculando constantemente o horário atual.

Com a junção destes dois sistemas, um alimentador automático pode ser projetado e construído, mas este alimentador pode ser ainda muito mais aprimorado e customizado. O serviço de Consultoria da EletronJun pode ajudar a esculpir uma ideia de alimentador automático em um projeto real e funcional (sugestão de leitura: etapas de desenvolvimento de um produto eletrônico).

Rastreador Eletrônico

Além da alimentação, outra grande preocupação de donos de pets é a localização de seu animal de estimação. Para ajudar em casos que o animal se perdeu, ou até em casos que o dono se encontra longe de casa e o mesmo deseja saber se seu animal de estimação está bem, um sistema eletrônico de rastreamento pode ajudar.

A Eletrônica consegue criar um sistema de rastreamento para um animal de estimação (sugestão de leitura: como criar um sistema eletrônico de monitoramento). Para este sistema é necessário novamente o uso de um microcontrolador, e além dele, é preciso saber constantemente a localização geográfica do pet, e mandar este dado de localização para algum terminal de controle, possibilitando assim um monitoramento remoto.

Um módulo de GPS pode realizar esta medição de localização necessária para o sistema, e mandar as informações lidas para o microcontrolador utilizado no projeto. A partir destes dados lidos, o microcontrolador pode informar ao usuário estas informações utilizando módulos de comunicação (sugestão de leitura: principais maneiras de se transmitir dados em iot).

Figura 2 – Módulo GPS

Desta forma é possível construir um sistema eletrônico de rastreamento, mas, assim como na ideia anterior, este sistema pode ser aprimorado, como por exemplo, além da localização, outros dados podem ser medidos e mandados para o usuário de maneira remota. A EletronJun oferece o serviço de Coleta de Dados e Transmissão, que trabalha diretamente com sistemas de monitoramento e rastreamento.

Coleira Eletrônica

Agora saindo do âmbito de o que é essencial para cuidar de um animal de estimação, a Eletrônica pode criar uma coleira eletrônica que pode servir para diversas funcionalidades. Uma funcionalidade interessante é a de ajudar a adestrar o pet.

A base do adestramento é repreender o animal quando o mesmo realiza algo de errado, e recompensar o animal quando ele realiza algo corretamente. Estes estímulos de recompensa e repreensão podem ser traduzidos para o contexto eletrônico e transformados em uma coleira, que irá acompanhar constantemente o animal.

Um exemplo simples de como repreender o animal eletronicamente é utilizando um “buzzer” que pode ser controlado por um botão. Um buzzer é um componente eletrônico que faz barulho quando acionado, então, o dono do animal de estimação pode ativar este buzzer toda vez que o mesmo quiser repreender seu pet, e o sistema pode contar também com medidas de segurança para evitar que a saúde do animal corra risco com barulhos excessivos.

A partir deste exemplo simples, é possível pensar em diversos outros sistemas mais elegantes que podem automatizar ainda mais um adestramento. Para transformar uma ideia de um sistema eletrônico que ajuda seu pet em um protótipo real e funcional, é de suma importância um embasamento teórico correto em Eletrônica e um planejamento bem estruturado do projeto. Uma consultoria com uma empresa especializada em Eletrônica pode ajudar a transformar ideias em realidade.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário