IOT e as vantagens de utilizá-la no dia a dia

conexões IOT

Com o avanço de diversas áreas, sobretudo microeletrônica, sensoriamento e sistemas embarcados, surgiu a IOT. Internet of Things (IOT) ou Internet das Coisas (IDC) é um fenômeno atual em virtude de sua capacidade de transformar a relação do ser humano com a tecnologia.

O que é?

A expressão “Internet of Things” é a conexão de objetos físicos (dispositivos eletrônicos, carros, casas) com a internet usando hardwares e softwares com o objetivo de coletar e processar dados.

A Internet das Coisas permite que esses dados sejam enviados para uma central ou, até mesmo, que eles sejam controlados remotamente pela internet.

Como funciona?

É necessário um hardware (parte física), em que, normalmente, utiliza-se um microcontrolador, e um software, nas quais as linguagens mais usadas são C, C++ e Python.

Você conecta sensores ao hardware e programa para ler os sensores e fazer alguma coisa como enviar dados para uma central que irá processá-los ou acionar um botão.

Conhecendo alguns modelos já existentes:

· Smart Home

Também conhecida como casas conectadas, os dispositivos das Smart Homes são conectados à Internet e podem ser controlados remotamente por Smartphones. Esses dispositivos vão desde a fechadura até o chuveiro.

Um dos principais objetivos dessa automação nas casas é a comodidade, uma vez que tarefas comuns podem ser feitas à distância.

· Philips Hue

Philips Hue é um sistema de iluminação com lâmpadas led que controla as luzes do ambiente. Elas são conectadas em um socket normal de lâmpada, só é necessário um hub conectado à Internet e esse Hub controlará as lâmpadas do local.

· Nest

Nest é um termostato da Google, automatizado, que controla temperatura de ambientes. O seu diferencial é que ele vem com um sensor de temperatura conectado a uma inteligência artificial. Portanto, ele vai de adaptando aos seus hábitos e começa a se configurar automaticamente.

· Hackster.io

Hackster.io é uma das maiores redes mundiais de desenvolvedores de hardware e software. Eles possuem o objetivo de facilitar a criação de soluções que tornem o mundo de hoje um lugar mais inteligente e saudável, além de apoiar a subsistência da geração de amanhã.

Nesse site você encontra vários outros projetos de IOT criados pela comunidade no qual você pode replicar em casa.

Quais as vantagens?

A Internet das Coisas criou possibilidade de alta integração do mundo físico com o digital.

Essa união proporcionou uma melhora em diversas áreas, porém com destaque para:

· Eficiência e produtividade

Devido a inteligência aplicada aos dispositivos, a Internet das Coisas permite tarefas com menor chance de erros e com maior precisão.

· Aparelhos inteligentes

Os aparelhos recordam os padrões de sua preferência e se configuram de acordo com eles. Essa vantagem vem a partir da conexão da Internet das Coisas com a Inteligência Artificial.

· Economia

A Internet das Coisas possibilita a redução de custos em eletricidade com dispositivos que se desligam se não houver a presença de ninguém. Além disso, graças a comunicação remota dos dispositivos, ela também viabiliza a economia de tempo.

· Comodidade

Com a autonomia dos dispositivos IOT, eles são capazes de tomarem decisões, controlar e também monitorar algo. Além disso, é possível, também, fazer o controle deles remotamente oferecendo, assim, um maior conforto para seus usuários.

Atualmente, a Internet das Coisas permite viabilidade e conexões entre quase tudo. Nós caminhamos para a possibilidade de existência de Smart Citys (Cidades Inteligentes) que podem nos ajudar a reduzir o desperdício e otimizar áreas como a da energia e do transporte. No entanto, já é visível como a IOT impacta o modo que vivemos e trabalhamos.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário

Este post tem um comentário

  1. Jerry A Nascimento

    Olá, posso utilizar esse seu protejo para estudos na minha falculdade, sem fins lucrativos apenas pra estudo mesmo, de término de semestre? Gostaria de saber se posso usar como estudo.