• WhatsApp Circulo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2020 por EletronJun. Todos os direitos reservados.

  • Gustavo Pereira

As vantagens de utilizar IOT no dia a dia.

Atualizado: 7 de Ago de 2019


Com o avanço de diversas áreas, sobretudo microeletrônica, sensoriamento e sistemas embarcados, surgiu a IOT. Internet of Things (IOT) ou Internet das Coisas (IDC) é um fenômeno atual em virtude de sua capacidade de transformar a relação do ser humano com a tecnologia.


O que é?


A expressão “Internet of Things” é a conexão de objetos físicos (dispositivos eletrônicos, carros, casas) com a internet usando hardwares e softwares com o objetivo de coletar e processar dados.



A Internet das Coisas permite que esses dados sejam enviados para uma central ou, até mesmo, que eles sejam controlados remotamente pela internet.


Como funciona?


É necessário um hardware (parte física), em que, normalmente, utiliza-se um microcontrolador, e um software, nas quais as linguagens mais usadas são C, C++ e Python.

Você conecta sensores ao hardware e programa para ler os sensores e fazer alguma coisa como enviar dados para uma central que irá processá-los ou acionar um botão.



Conhecendo alguns modelos já existentes:

· Smart Home



Também conhecida como casas conectadas, os dispositivos das Smart Homes são conectados à Internet e podem ser controlados remotamente por Smartphones. Esses dispositivos vão desde a fechadura até o chuveiro.

Um dos principais objetivos dessa automação nas casas é a comodidade, uma vez que tarefas comuns podem ser feitas à distância.


· Philips Hue



Philips Hue é um sistema de iluminação com lâmpadas led que controla as luzes do ambiente. Elas são conectadas em um socket normal de lâmpada, só é necessário um hub conectado à Internet e esse Hub controlará as lâmpadas do local.


· Nest



Nest é um termostato da Google, automatizado, que controla temperatura de ambientes. O seu diferencial é que ele vem com um sensor de temperatura conectado a uma inteligência artificial. Portanto, ele vai de adaptando aos seus hábitos e começa a se configurar automaticamente.


· Hackster.io


Hackster.io é uma das maiores redes mundiais de desenvolvedores de hardware e software. Eles possuem o objetivo de facilitar a criação de soluções que tornem o mundo de hoje um lugar mais inteligente e saudável, além de apoiar a subsistência da geração de amanhã.



Nesse site você encontra vários outros projetos de IOT criados pela comunidade no qual você pode replicar em casa.


Quais as vantagens?


A Internet das Coisas criou possibilidade de alta integração do mundo físico com o digital.

Essa união proporcionou uma melhora em diversas áreas, porém com destaque para:

· Eficiência e produtividade

Devido a inteligência aplicada aos dispositivos, a Internet das Coisas permite tarefas com menor chance de erros e com maior precisão.


· Aparelhos inteligentes

Os aparelhos recordam os padrões de sua preferência e se configuram de acordo com eles. Essa vantagem vem a partir da conexão da Internet das Coisas com a Inteligência Artificial.


· Economia

A Internet das Coisas possibilita a redução de custos em eletricidade com dispositivos que se desligam se não houver a presença de ninguém. Além disso, graças a comunicação remota dos dispositivos, ela também viabiliza a economia de tempo.


· Comodidade

Com a autonomia dos dispositivos IOT, eles são capazes de tomarem decisões, controlar e também monitorar algo. Além disso, é possível, também, fazer o controle deles remotamente oferecendo, assim, um maior conforto para seus usuários.



Atualmente, a Internet das Coisas permite viabilidade e conexões entre quase tudo. Nós caminhamos para a possibilidade de existência de Smart Citys (Cidades Inteligentes) que podem nos ajudar a reduzir o desperdício e otimizar áreas como a da energia e do transporte. No entanto, já é visível como a IOT impacta o modo que vivemos e trabalhamos.

Interessado na comodidade que a IOT traz para sua empresa? Realize um diagnóstico grátis!




43 visualizações